NORMATIZAÇÃO PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO DE
AGRICULTURA FAMILIAR “POR OUTRAS AGRICULTURAS”
1. Encontram-se abertas as
inscrições a todos os interessados em participar do Simpósio “Por outras
agriculturas”, sendo necessário o preenchimento do Formulário de Inscrição e
efetuar o pagamento da taxa de inscrição, enviando uma cópia via e-mail: simposiooutrasagriculturas@gmail.com;
2. Os inscritos farão o credenciamento
ao chegarem ao evento e os participantes que realizarem a inscrição, mediante
pagamento, terão direito ao certificado de participação, que será entregue no
final do evento.
3. A apresentação de trabalho está
aberta a estudantes, professores e outros profissionais de Instituições de
Ensino Superior, públicas ou privadas e Escolas Técnicas, que desenvolvam
projetos de pesquisa, ensino ou extensão. A data limite para o envio do
trabalho é 15/06/2017. Para
isso, é preciso observar atentamente as normas.
4.
As áreas temáticas para inscrição dos trabalhos são: Relatos profissionais em Agricultura
Alternativa ou Convencional; Tópicos em Agricultura Orgânica e/ou
Agroecológica; Arquitetura, Urbanismo e Sustentabilidade (ambiente urbano,
Peri-urbano ou rural); Registro, documentação e conservação de imóveis
históricos no meio rural; Relação agricultura e paisagem rural; Materiais
Construtivos Alternativos; Práticas de ensino-aprendizagem na educação do
campo/Agronomia; Produção animal e Agricultura Familiar; Agricultura Urbana;
Gestão da propriedade rural; Educação Ambiental; Manejo de plantas espontâneas;
Relação micro, meso e macroorganismos e plantas cultivadas; Plantas medicinais;
Plantas Alimentícias Não Convencionais/PANC´s ou Tradicionais; Relação Agronegócio
e Agricultura Familiar; Atuação Profissional na Agricultura Familiar;
Extensão/Comunicação Rural na Agricultura Familiar;Redes Sociais e Agricultura
Familiar; Gestão ambiental e resíduos sólidos; Tecnologias de produção de
alimentos com matéria-prima da Agricultura Familiar; Manejo animal e
agricultura familiar; Ambiência na agropecuária; Gestão de conforto na
atividade leiteira; Bovinocultura Leiteira; Tecnologia de alimentos de origem
animal e vegetal; Metodologias do ensino no âmbito da educação do campo;
Multidisciplinar; Educação à Distância (EaD) e suas tecnologias no contexto da
educação ambiental;
5. Para a inscrição do trabalho é
obrigatório o preenchimento do Formulário de Inscrição do Simpósio “Por outras
Agriculturas”, o pagamento da taxa de inscrição, o preenchimento do Formulário para Inscrição de Trabalho e o envio dos formulários e do
comprovante de depósito identificado através do e-mail: simposiooutrasagriculturas@gmail.com,
onde deverá ser anexado o trabalho a ser apresentado em versão doc (Microsoft
Word).
6. Todos os trabalhos serão
avaliados pela Comissão Científica do evento e poderão vir a receber parecer de
APROVADO e NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação
(parecer de NÃO APROVADO), não haverá devolução da taxa de inscrição.
7. É de responsabilidade do autor, a
autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo
científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de
aprovação para apresentação, publicação no livro síntese do evento, o autor e
coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do
mesmo. No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos
geneticamente modificados, o autor e coautores também assumem que, houve
avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de
Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio),
respectivamente;
8. Em trabalhos que contam com
coautores, somente os que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e
estiverem presentes terão direito ao material do evento e certificado de
participação;
9. O recebimento do certificado de
apresentação de trabalho (painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no
dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal
não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores através de
prévia comunicação a Comissão Organizadora do evento;
10. O prazo para inscrição no evento
SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 05 de setembro de 2017.
11. Todos os contatos e dúvidas
deverão ser encaminhados através do e-mail: simposiooutrasagriculturas@gmail.com.
Os resumos podem ser de Pesquisa,
Ensino ou Extensão e serão publicados no livro síntese do Simpósio “Por outras
Agriculturas”, de acordo com as respectivas áreas temáticas.
O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa
do TRABALHO (já com resultados e conclusão), em parágrafo único, devendo conter
no máximo 500 palavras com espaços.
No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou
organismos geneticamente modificados, o trabalho deve ter sido previamente
avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no
Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio),
respectivamente. Essa informação deve constar na
METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no
Formulário para Inscrição de trabalho).
Informações
sobre os resumos:
Os
resumos deverão ter no máximo 500 palavras. A estrutura do resumo deverá
conter, obrigatoriamente:
Problematização da
pesquisa; Objetivos; Fundamentação teórica; Metodologia; Resultados parciais ou
finais; Conclusões; Palavras-chave; Referências Bibliográficas conforme a
Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT (não conta no limite das 500
palavras).
Os resumos deverão estar
formatados de acordo com as seguintes normas técnicas: Margens (superior e
esquerda 2 cm, direita e inferior 2 cm); Espaçamento simples entre linhas. •
Fonte: Times New Roman; Tamanho da fonte: 12; Inserir Título (centralizado,
Negrito); Após o título, inserir o nome do/dos autores (centralizado) e, logo
após cada um deles, inserir a filiação acadêmica ou social.
O texto do resumo deverá
ser justificado e em parágrafo único.
Inserir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, com suas iniciais em
letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula.
Os certificados (inclusive dos coautores inscritos
e que tenham efetuado o pagamento) serão entregues, pelo coordenador da sessão,
ao apresentador, apenas ao final de todas as apresentações.
Em caso de dúvidas, faça contato pelo e-mail: simposiooutrasagriculturas@gmail.com
APRESENTAÇÃO
DOS PAINÉIS
Orientações
para apresentação de PAINÉIS
Os painéis deverão ser afixados* no
local estipulado pela organização do evento, nas dependências da Escola
Profissionalizante ESSEI – Francisco Berltrão/PR, no dia 05 de setembro a
partir das 8h00 até meia hora antes da abertura do evento e ser retirados no
dia 06 de setembro, após o final do último dia de apresentações, as 20h00.
*ATENÇÃO: todos
os painéis deverão ser pendurados pelo barbante (cordinha) de sua estrutura.
NÃO será permitida a afixação com fita colante (fita crepe, durex, dupla face,
silver tape etc).
Os autores deverão permanecer ao
lado de seus painéis nos dias e horários indicados abaixo:
DIAS E
HORÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS PAINÉIS
Os dias e horários de
apresentação dos painéis serão divulgados oportunamente, através do email
cadastrado e também pelo site do evento.
ATENÇÃO: os painéis que não forem
retirados até o dia 06/09, após o final da apresentação (20h00) , serão encaminhados
para reciclagem.
INSTRUÇÃO
PARA APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS
As sessões de painéis serão realizadas em salas da
Escola Profissionalizante ESSEI, nos dias 05 e 06 de setembro, nos horários das
11h00 as 12h00. A data, o horário e a sala para
apresentação de cada trabalho serão definidos e divulgados através dos e-mails
cadastrados por ocasião da inscrição, na
secretaria do evento e no local das sessões.
Os autores deverão permanecer ao lado
de seus painéis, para apresentação aos interessados, nos dias e horários
definidos pela organização do evento. Os painéis serão visitados e avaliados
por integrantes da Comissão Científica do evento, que também entregarão ao
autor os certificados do trabalho (inclusive dos coautores inscritos e que
tenham efetuado o pagamento).
O recebimento do certificado de
apresentação de painel está CONDICIONADO À PRESENÇA DO AUTOR no dia e horário determinados pela
organização do evento. Caso o autor principal não possa estar presente,
poderá ser substituído por um dos coautores.
Os painéis devem ser confeccionados em
tamanho de 90 cm
de largura e 110 cm
de altura. O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos
autores (fonte 36) e a instituição de origem (fonte 36) devem vir logo abaixo
do título. O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução,
objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (referências se
houverem citações no texto). Os resultados devem ser apresentados
preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus
respectivos títulos e legendas. Sugere-se distribuir o texto, tabelas e figuras
em duas colunas e usar fonte 28 ou maior).
Em caso de dúvidas, procure pela
Secretaria do Simpósio “Por outras Agriculturas” ou contate através do e-mail: simposiooutrasagriculturas@gmail.com
VALORES PARA INSCRIÇÃO
Categorias
|
Valores
|
Participante
apresentador de trabalho (até 2 trabalhos por inscrição)
|
R$30,00
|
Participante
não-apresentador de trabalho
|
R$ 20,00
|
Participante
autor de trabalho do Livro Síntese (até 2 trabalhos por inscrição)
|
R$ 20,00
|
PRÊMIO
CIENTÍFICO SIMPÓSIO POR OUTRAS AGRICULTURAS
A organização do evento elaborou o referido prêmio para incentivar as pesquisas
científicas, realizadas por graduados e pós-graduados de instituições de ensino
superior e técnico. O objetivo do prêmio é dar maior visibilidade, ampliando a
divulgação e premiando os trabalhos concluídos há menos de dois anos, de maior
relevância para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade nas áreas temáticas
do evento. Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão designada
para este fim, devendo a comissão indicar os três melhores trabalhos, os quais
serão premiados (certificado), além de três trabalhos que receberão menção
honrosa (certificado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário